Mapa da Mina

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Conheça os Programas da SPCDM e mais um pouco do Projeto Nova Serra Pelada

A Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral – SPCDM, parceria feita pela empresa do grupo canadense a Colossus Minerals Inc., e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – COOMIGASP, promovem bastantes programas sustentáveis em prol da comunidade da Vila de Serra Pelada e da cidade de Curionópolis.

Foto: Anderson Souza
O projeto que segue funcionando a todo vapor 24 horas por dia e com três turnos de trabalhadores divididos em oito horas nos períodos de manhã, tarde e noite, também tem a responsabilidade social com o meio ambiente, onde tem cultivados milhares de mudas de árvores nativas da região, o programa faz parte do projeto de reflorestamento.

A preocupação da SPCDM não é só com o projeto de mineração, a população da Vila de Serra Pelada também recebe total atenção com os programas sociais realizados pela mesma. Alguns dos programas são: SSMAC – Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Comunidade, o CER SPCDM – Cultura, Educação e Renda e o Programa Portas Abertas que vocês já conhecem e já viram por aqui.

O SSMAC e o CER SPCDM são realizados no CDC – Centro de Desenvolvimento Comunitário, onde dispõe de áreas para prática de esportes, lazer e cultura. No CDC os jovens de Serra Pelada são qualificados para o mercado de trabalhado e lá se pode aprender: Culinária, Caldeiraria e Serralheria, Corte e Costura, informática, artesanato, entre outros.

Devido à importância desses programas, a SPCDM firmou diversas parcerias com o objetivo de colocar em prática seus programas de Responsabilidade Social, que visão aprimorar o acesso à cultura. Alguns dos parceiros são: SEBRAI, SENAC, Fundação Bom Samaritano, SENAI, SESI, Teatro de Tábuas e outros.
Além do compromisso com a comunidade de Serra Pelada, a Prefeitura de Curionópolis também recebe total apoio como já foi realizada no Hospital Municipal Alcione Barbalho, Reforma do Teatro Municipal, Reforma de Praças e outros. A SPDM atende as condicionais da Licença de Instalação (LI) expedida pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Pará.

O Projeto

A mina do projeto Nova Serra Pelada funciona 24 horas por dia, dividida em três turnos de trabalhadores nos períodos de manhã, tarde e noite. O túnel que já chega a 985m de comprimento e 140m de profundidade, começou, oficialmente os trabalhos no ano de 2010 com expectativa de termino em 3 anos.
Uma mina desse porte leva pelo menos 4 anos para está pronto, só que nós estamos  trabalhando seriamente que a expectativa seja de produção em três anos, ou seja, 2013. Haja vista que os trabalhos começaram oficialmente em 2010.”, afirmou Zé Ribamar que completou ainda: “Temos um projeto que funciona 24 horas por dia e dentro do túnel tem trabalhadores sócios da Coomigasp e que assim como nós também estão esperando a produção mineral.

Algumas acusações que chega a ser até uma baixaria com quem trabalha dentro do túnel são feitas através de alguns sites que não sabem o que se passa nos trabalhos realizados na Nova Mina de Serra Pelada, assim é o pensamento de um dos trabalhadores que é sócio da Coomigasp que ainda conclui-o: “Trabalho aqui dentro do túnel, sou associado da Coomigasp, temos funcionários da Coomigasp que trabalha aqui como o Jândir que fiscaliza os trabalhos 24 horas por dia, eu fico triste quando aparecem pessoas que não sabem o que se passa aqui e andam fazendo mentiras absurdas como apanhado de ouro, eu trabalho aqui e digo com clareza, isso nunca aconteceu e falo isso como sócio da Coomigasp e não como funcionário da empresa.”, disse um funcionário da SPCDM e sócio da Coomigasp.

O projeto Nova Serra Pelada tem uma expectativa de produção para o primeiro semestre do ano que vem, ou seja, o sofrimento de mais de 38 mil sócios da Coomigasp que dura mais de 30 anos pode ser resolvido já no ano que vem. Recentemente os sócios da Coomigasp receberam a noticia que ainda essa semana uma empresa chegará para fazer a montagem da usina de beneficiamento do minério. “A empresa que fará a montagem da usina de beneficiamento do minério que será produzido pela mina da Nova Serra Pelada já está chegando, vários caminhões já estão aqui no projeto, à expectativa é que ela fique pronto até o final do ano.”, comentou José Raimundo – Gerente de Produção da Coomigasp.

Valder Falcão – Presidente da Coomigasp afirma aos mais de 36 mil garimpeiros da Coomigasp que o projeto está funcionando normalmente e para os seus sócios não ligarem para as fofocas que estão sendo inventadas por uma ou duas pessoas que não querem o bem do projeto: “O projeto é um projeto bonito e está beneficiando todas as famílias que vivem em Serra Pelada. Filhos, netos e bisnetos de garimpeiros que ainda vivem em Serra Pelada, hoje dependem muito desse projeto.”, afirmou Valder que concluiu: “O site da Cooperativa é para manter o garimpeiro bem informado sobre o projeto e não para responder fofocas de gente que não querem o bem do projeto. A verdade é que temos um projeto montado e que no primeiro semestre do ano que vem já vai começar a produzir. Peço a vocês que não acreditem nas mentiras de uma ou duas pessoas irresponsáveis.”.

Fonte: AscomCoomigasp

Nenhum comentário:

Postar um comentário