Mapa da Mina

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Comitiva visita canteiro de obras da Nova Mina de Serra Pelada


(Serra Pelada – PA) Na bela manhã de chuva fina de sábado, 9 de julho, o verde da mata das serras que circundam o antigo garimpo de Serra Pelada trouxe mais esperança para os garimpeiros que sonham com o amarelo do mineral mais cobiçado do mundo: o ouro. A esperança aumentou após mais uma visita de uma comitiva ao canteiro de obras do Projeto da Nova Mina de Serra Pelada, que está sendo implantado pela empresa Colossus, parceira da SPCDM - Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral.

Delegados regionais, diretores da Coomigasp, membros do Conselho Fiscal, representantes de delegacias regionais e funcionários da cooperativa conheceram de perto os trabalhos que estão sendo realizados em Serra Pelada.

Ao visitarem o belo o mirante, a comitiva ouviu do diretor geral da Colossus, Paulo de Tarso Fagundes, explicações sobre o projeto da Nova Mina de Serra Pelada. Ele destacou que o cronograma das obras está sendo cumprido à risca e ao ser questionado por delegados regionais da cooperativa, Paulo de Tarso informou que na hora certa será anunciado por ele e pelo presidente da Coomigasp, Gessé Simão, “quando terá início, de fato, a produção de ouro”.

Ainda no mirante, o gerente de Operações do Projeto Nova Mina de Serra Pelada, José Geraldo, detalhou para os visitantes as etapas das obras em andamento e sobre as que serão desenvolvidas no canteiro de obras. Os garimpeiros ficaram sabendo que a escavação do túnel já atingiu 350 metros de comprimento e 40 de profundidade, e não 387 metros como tinha sido anteriormente anuciado.

Com uma visão belíssima de todo o projeto e até mesmo da Vila de Serra Pelada, os garimpeiros ficaram encantados com a bela paisagem e aproveitaram para registrar com suas câmeras fotográficas aquele momento tão especial.
Logo após, a comitiva se deslocou para o galpão da oficina centralizada do projeto, onde foi servido um café da manhã. Em seguida, foram formados três grupos de 15 pessoas cada para a visita ao túnel da galeria que está sendo construída.

Por questão de segurança e precaução, todas as pessoas usaram capacetes, máscaras de boca, protetores para os olhos, sinalizadores e máscaras de ar. As explicações sobre como usar os equipamentos para se proteger da falta de ar dentro do túnel e outras orientações foram dadas na porta da galeria, antes do início da visita, pelo supervisor de Mina, Hélio Machado, e pelo supervisor de segurança do trabalho, João Rodrigo. Após as orientações, os garimpeiros puderam percorrer 200 metros do túnel e ver bem de perto o caminho por onde sairão os maquinários de última geração usados em escavação de minas que vão “bamburrar” em breve para a alegria de todos.

Após a visita ao túnel, os delegados regionais fizeram uma avaliação positiva sobre o que viram na galeria. “Saio daqui satisfeito porque as obras estão avançando bem e o povo garimpeiro pode contar com a diretoria da Coomigasp e com todos os delegados regionais, porque o trabalho que está sendo realizado é bastante sério e o projeto da Nova Mina de Serra Pelada hoje é uma realidade”, afirmou Adalto Batista Gomes, delegado regional em São Domingos do Araguaia.
O delegado Norberto, da Delegacia Regional de Teresina - PI, também saiu contente com o resultado da visita. “Saio daqui tranqüilo com este resultado positivo, porque agora vou poder dizer aos garimpeiros do meu estado do Piauí, que o trabalho desenvolvido pela Coomigasp e pela parceira Colossus é sério e o túnel avança cada vez mais na galeria que dará acesso ao tão sonhado ouro”.

O diretor de Produção e Fiscalização, José Raimundo, afirmou que todos saíram satisfeitos com a visita de mais uma comitiva de garimpeiros ao canteiro de obras. “A partir de agosto outras visitas acontecerão dentro de um programa já estabelecido em conjunto pelo presidente da Coomigasp, Gessé Simão, e a diretoria da Colossus”, disse ele.
Integraram a comitiva que visitou o canteiro de obras em Serra Pelada, o vice-presidente da Coomigasp, José Sobrinho; membros do Conselho Fiscal da Cooperativa, entre os quais o seu presidente, Valdeci Marques de Lima, o “Fogoió”; diretores, entre eles, Marcos Prado, o Poliplaca, além dos delegados regionais: Neuton Paulino, de Marabá; Antônio Benigno, de Xinguara; José Ribamar, “o Riba”, de Novo Repartimento; Vitor Albarado, de Belém; Gentil, de São Luís, e Airton Portírio, de Palmas.

ASCOM/Coomigasp

Nenhum comentário:

Postar um comentário