Mapa da Mina

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Cerca de 12 mil garimpeiros são atendidos pela Delegacia Regional de Imperatriz


A Delegacia Regional de Imperatriz da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) melhorou a vida dos 12 mil garimpeiros que são atendidos de segunda a sábado na Rua Floriano Peixoto nº 1500, bairro Nova Imperatriz. A delegacia atende 47 cidades, sendo 30 municípios do Maranhão e 17 da região do Bico do Papagaio (o Norte do estado do Tocantins).

Inaugurada em 17 de maio de 2009, no mesmo prédio da Frente de Defesa dos Direitos e Interesses dos Garimpeiros de Serra Pelada (FREDDIGASP), a delegacia regional da segunda maior cidade do Maranhão conta com nove funcionários que foram treinados para prestar atendimento diferenciado aos garimpeiros que comparecem lá em busca de notícias sobre a Nova Mina de Serra Pelada. Desde 2009 eles não precisam mais se deslocar até Curionópolis para obter uma simples informação.

Na esperança da chegada das primeiras barras de ouro, possivelmente a partir de dezembro deste ano, conforme prevê o presidente da Coomigasp, Gessé Simão, os experientes garimpeiros, com suas tristes ou divertidas histórias do antigo garimpo de Serra Pelada, passam o dia colocando a conversa em dia, revendo um companheiro que há muito tempo não encontrava ou jogando umas partidas de dama ou de dominó. A Delegacia Regional funciona de segunda a sábado em horário comercial a partir das 7h da manhã, mas enquanto estiver algum garimpeiro por lá a casa permanece aberta oferecendo cafezinho e água mineral, em um ambiente de bastante descontração.

O delegado regional da Coomigasp em Imperatriz, Francisco Furtado Figueiredo, ou simplesmente Furtado, 70 anos, casado, cinco filhos, tem um longo envolvimento com o garimpo. Nascido em Coroatá (MA), ele chegou à Serra Pelada em 1982 (há 29 anos). Antes de se aventurar no garimpo, ele atuou na política. Foi vereador por dois mandados e vice- prefeito de Altamira do Maranhão. “Fiquei 14 anos envolvido na vida pública. O garimpo me afastou da política”, afirmou.

Para Furtado, a implantação da delegacia regional de Imperatriz e das outras delegacias mudou para melhor a vida do garimpeiro, porque dessa forma evita gastos com os deslocamentos.  “Em Imperatriz, por exemplo, o que mora mais distante, ou seja, em outra cidade da região atendida pela regional, consegue vir aqui resolver seu problema e retornar no mesmo dia. Aqui ele sai informado sobre o que está acontecendo, paga suas anuidades, revê os amigos e tem muita mais oportunidade de saber das coisas”, destacou.

Francisco Furtado afirmou que o presidente da Coomigasp, Gessé Simão, adotou uma das melhores medidas de sua gestão, ou seja, criar as delegacias regionais. “O Gessé é um homem iluminado. Ele parece que veio iluminado por Deus para resolver a questão dos garimpeiros de Serra Pelada. Ele conseguiu todos os documentos exigidos para ser firmada a parceria com a Colossus para a implantação da Nova Mina. É amigo de políticos e do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; bem relacionado com todas as autoridades, especialmente as do Pará e do Maranhão”, disse ele.

“Pressão de Panela”

O forte garimpeiro Manoel Viana de Oliveira, o “Panela de Pressão”, 48 anos, nasceu na cidade de Santo Antônio dos Lopes (MA) e mora atualmente em Dom Eliseu, no Pará. Ele chegou ao garimpo de Serra Pelada em agosto de 1982 e aplaudiu a iniciativa de Gessé de criar as delegacias regionais da Coomigasp. “Com a delegacia de Imperatriz a vida se tornou melhor para o garimpeiro, que passou a gastar menos com viagens. Para ir a Curionópolis eu gasto R$ 200,00 e para ir e vir de Dom Eliseu a Imperatriz eu gasto pouco mais de R$ 20,00. Por isso, melhorou muito para todos”, disse “Pressão”, como também é conhecido.

Sansão Martins

Já o maranhense de Buriti Bravo, Sansão Martins da Silva, 71 anos, casado, cinco filhos, que chegou ao garimpo em maio de 1980, costuma ir à delegacia regional de Imperatriz rever os amigos e jogar dominó nas cativantes sombras das mangueiras do amplo espaço da FREDDIGASP. “A delegacia de Imperatriz facilitou não só minha vida como a de muitos garimpeiros. A chegada do Gessé na presidência da Coomigasp deu nova vida para o garimpeiro. Estamos de parabéns pela Nova Mina de Serra Pelada e o novo momento que vivemos na expectativa do ouro que virá em breve”, destacou “Seu” Sansão.

Ascom/Coomigasp

Um comentário:

  1. bom dia eu, José de Aquino sou membro da cooperativa dos garimpeiro de serra pelada desde 1984 minha carteira de garimpeiro foi renovada a ultima vez em 1995 e moro atualmente em são paulo gostaria de saber qual o poeto ou regional mais próximo para que tenha mais informações ou tratar de pendência ou coisa parecida me informem por favor
    tel. 11 24253092

    ResponderExcluir